Diálogos


O DESFECHO

 

- A partir da análise da aptidão filosófica como estrutura psicológica do homem, reunindo o material desse diálogo, poderíamos iniciar esse trabalho de síntese e sistematização...

- ... é isso mesmo. A estrutura atual, já como um primeiro es­forço sistematizador...

- e dessa forma esses diálogos se prestaram magnificamente aos objetivos que se propunham.

- O senhor me fez realizar uma coisa que nunca pensei realizar. Nunca tinha pensado em ter uma oportunidade de fazer, numa palestra de galpão, muito empiricamente, uma costura de minhas idéias. Na verdade, numa linguagem de costureira, eu costurei peças que estavam desordenadas: uma manga para lá, outra manga para cá, de maneira que a coisa ficou mais ou menos alinhavada.

- Agora temos algo vivo a legar aos futuros estudiosos...

- É... e talvez possa ter sido um resultado não-narcisístico, mas muito interessante, como depoimento humano, no estilo das confissões de Santo Agostinho.

Mas quero ler isso, antes de ser fixado, porque haverá certa­mente necessidade de pequenas cirurgias, como a costureira, na prova, faz cortes ou acréscimos. Numa futura leitura, teria uma visão da totalidade do depoimento e poderia fazer isso que as senhoras chamam maquiagem.

Por enquanto estou trazendo apenas uma mensagem. Não é para publicá-la assim como está. Certamente terei margem, para re­tomar tudo isso que, em verdade, merece ser criticado, examinado, debatido num grupo de pessoas que estão ocupadas com a Filosofia.

- Combinado!

- Então, na próxima vez, vamos nos ocupar de..